0928_Centro-Nutricao-Celular_Artigo_Suprindo-as-deficiências-de-micronutrientes-após-Cirurgia-Bariátrica-SITE

13/06/2019

Cirurgia bariátrica: a importância da reposição de Vitaminas

É muito comum, no mundo inteiro, que pacientes obesos sejam submetidos à cirurgia bariátrica. É um procedimento cirúrgico que tem melhorias nos indicadores metabólicos, o que diminui os riscos cardiovasculares e de câncer.

A maior preocupação vem durante o pós-operatório, podendo existir várias deficiências, sendo essencial o controle delas. A principal deficiência é a protéica, a mais evidente, que varia conforme o tipo de cirurgia que foi realizada. Além disso, a deficiência de vitaminas é normal e precisa de um monitoramento constante. Os sintomas são, principalmente, sintomas visuais, pele e cabelo secos e prurido.

A deficiência de Vitamina D é muito comum após a realização da cirurgia. A de Vitamina E não é muito frequente e seus sintomas são ataxia, perda da sensação vibratória, fraqueza muscular e anemia hemolítica. A Vitamina K pode que não tenha muitas alterações, mas seu acompanhamento é importante, pois sua deficiência causa problemas de coagulação sanguínea. A Tiamina (Vitamina B1) pode ter uma deficiência bastante complicada, sendo necessário um tratamento com antibióticos. Os sintomas são náuseas e vômitos. As deficiências de Riboflavina e Niacina são raras e as manifestações são variadas, podendo ocorrer estomatite, dermatite e anemia. Nas cirurgias mais extensas, a deficiência do tipo Folato deve ser considera. E, por último, a deficiência da vitamina B12, que comumente ocorre.

Além disso, devemos lembrar do Zinco (antioxidante), do Ferro, sua deficiência é muito comum, e do Cobre, que sua deficiência produz sintomas hematológicos e alterações nutricionais, podendo aparecer após três anos da realização do procedimento cirúrgico.

Ou seja, cada sintoma sentido após a realização da cirurgia bariátrica, é possivelmente associado a uma deficiência nutricional que deve ser suprida. Por isso, acompanhamento médico é essencial.


Deixe uma resposta

Compartilhe: