19/01/2021

Antioxidantes: o que são e em quais alimentos são encontrados?

Os antioxidantes são importantes substâncias que possuem a responsabilidade de proteger as células saudáveis do nosso corpo. Isso porque elas podem sofrer ataques com frequência, causando problemas leves, mas também doenças graves.

Para entender melhor como isso acontece, vamos conhecer um pouco mais sobre os radicais livres.

O que são radicais livres?

Os radicais livres (também chamados de agentes oxidantes) são moléculas que não possuem um número par de elétrons na sua última camada eletrônica. O assunto pode parecer algo complicado, mas, de forma simples, eles apresentam instabilidade e, assim, buscam nas células vizinhas este equilíbrio de elétrons, ou seja, oxidam as células sadias.

Essa ação acontece naturalmente no nosso organismo e pode ser facilmente neutralizada. Alguns estudos indicam que os oxidantes têm papel fundamental na transformação de células de gordura em músculos.

Porém, o seu excesso é prejudicial. A intensidade pode causar o envelhecimento precoce da pele, com rugas e flacidez, e levar ao desenvolvimento de diabetes, obesidade, hipertensão, doenças degenerativas, como Parkinson e Alzheimer, e alguns tipos de câncer.

Hábitos ruins, como uma dieta irregular, o consumo exagerado de álcool e tabaco, além de fatores externos, como a poluição e a radiação ultravioleta, contribuem para o aumento da produção dos radicais livres.

Por isso, é tão importante a presença das substâncias capazes de impedir essa ação negativa. Vitaminas e outros nutrientes antioxidantes são encontrados em alimentos que auxiliam na defesa. Abaixo, você conhece algumas dessas fontes.

Alimentos antioxidantes

1. Óleos vegetais

Os óleos vegetais são gorduras extraídas de plantas que concentram a vitamina E, importante agente antioxidante na proteção dos danos causados à pele. Além disso, este nutriente, que é um conjunto de tocoferois, possui ação hidratante.

2. Frutas vermelhas e cítricas

Melancia, uva, cereja, morango, amora, ameixa e outras frutas com tons avermelhados são grandes fontes de flavonoides, um conjunto de substâncias que contribuem para evitar a formação dos radicais livres. Frutas cítricas, como laranja e limão, são ricas em vitamina C (ácido ascórbico) que, por sua vez, promove o rejuvenescimento da pele e auxilia no tratamento de manchas causadas pelos raios solares.

3. Cenoura

A cenoura é uma raiz rica em vitamina A (retinol), grande aliada da pele, pois ajuda na redução de linhas de expressão e proporciona a renovação celular.

4. Açafrão

A especiaria originária da Ásia é rica em curcumina, um pigmento que possui ação anti-inflamatória e anti-idade.

5. Aveia

A aveia é um cereal fonte de silício, que ajuda na estruturação da pele e no fortalecimento das unhas e do cabelo.

Foto: Jannis Brandt/Unsplash

Além dos alimentos citados aqui, podemos encontrar antioxidantes em diversos outros produtos, como dermocosméticos, e suplementos alimentares, como o Imeoxy-E, que possui alto teor de vitamina E, que auxilia na proteção dos danos causados pelos radicais livres.

Lembre-se: em caso de dúvidas ou restrições ao consumo destes nutrientes, consulte um especialista para a melhor indicação à sua saúde!

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