10/02/2021

Colágeno: conheça os tipos e os benefícios para o seu corpo

É muito comum procurarmos pelo colágeno por causa dos resultados estéticos. São cremes para o rosto e o corpo, xampus e condicionadores, suplementos…

Ele está em diversos produtos de beleza. Mas você sabia que o colágeno também é fundamental para alguns tecidos, como, por exemplo, as articulações?

Neste texto, você vai saber mais sobre o colágeno, seus tipos e funções para melhorar sua qualidade de vida! Confira!

O que é colágeno?

O colágeno é uma importante proteína que proporciona mais elasticidade e firmeza para pele, unhas e cabelos. Ele também é responsável por formar alguns tecidos, como ossos, músculos, tendões e articulações.

Encontrado em vários alimentos, como carnes vermelhas e brancas, ovos, peixes, iogurte desnatado e gelatina, essa proteína também é produzida pelo nosso corpo, sendo estimulada pelas vitaminas A, C e E.

Com o avanço da idade, nosso organismo diminui a produção, resultando na possibilidade de desgaste dos tecidos, no surgimento de doenças, como artrite, artrose e osteoporose, além do aparecimento de estrias, rugas e outras linhas de expressão.

Dessa forma, pode ser recomendada a suplementação de diferentes tipos de colágeno, sendo encontrada em cápsulas, líquida e em pó.

Abaixo, você conhece as diferenças entre os principais tipos de colágeno e seus benefícios.

Colágeno tipo 1 (hidrolisado)

O colágeno tipo 1, também conhecido como colágeno hidrolisado, é obtido do osso e da cartilagem bovina e suína. Ele passa por um processo chamado de hidrólise, que consiste em quebrar as proteínas, reduzindo seu tamanho. Assim, ele pode ser absorvido mais rápido.

Seus principais benefícios são:

  • Fortalecer as articulações;
  • Melhorar a firmeza da pele;
  • Ajudar no tratamento da osteoartrite.

Colágeno tipo 2 (não hidrolisado)

O colágeno tipo 2, ou não hidrolisado, não passa por alterações, sendo absorvido de forma natural.

Entre os produtos Kress, o suplemento Articulam tem em sua fórmula vitaminas, minerais e este colágeno que auxilia no bom funcionamento das articulações, reconstruindo as cartilagens e reduzindo o processo inflamatório.

Encontre mais informações sobre o Articulam, clicando aqui.

Peptídeos de colágeno

Neste caso, o colágeno é altamente hidrolisado e alcança seus peptídeos – um conjunto de aminoácidos. Essa forma de apresentação é a que possui maior facilidade de absorção por serem partículas ainda menores.

Na Kress, podemos encontrar os peptídeos de colágeno em dois produtos.

No suplemento Cartiplex, a proteína auxilia na prevenção de dores e proporciona mais sustentação e elasticidade para pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões.

Para mais detalhes sobre o Cartiplex, clique aqui.

O Retixium possui em sua fórmula o colágeno Verisol, que faz com que as células da pele sejam estimuladas a produzirem ainda mais colágeno. Isso promove a firmeza da pele e suaviza as linhas de expressão e a aparência de “casca de laranja” causada pelas ondulações da celulite e estrias. Saiba mais sobre o Retixium, clicando aqui.

Ilustração em tons de azul que apresenta a estrutura dos colágenos. Da esquerda para a direita: a estrutura do colágeno não hidrolisado tem todas as proteínas bem próximas. Ao lado, o colágeno hidrolisado tem suas estruturas mais separadas. Ao lado estão os peptídeos de colágeno no qual as proteínas estão menores e mais separadas.
Estruturas dos tipos de colágeno

Gostou deste texto? Compartilhe em suas redes sociais!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe: