alimentação crianças

13/10/2016

Como incentivar a alimentação saudável entre as crianças em 7 passos

Estimular uma alimentação saudável entre as crianças nem sempre é fácil. Uma das formas é dar o exemplo ao filho: comer o que oferece à criança, comer no mesmo horário do seu filho e o manter sentado à mesa durante as refeições. Além disso, fazer perguntas sobre a comida pode  tornar o momento especial e divertido. As crianças se sentem mais estimuladas quando veem seus pais comendo determinado alimento e elogiando.

 

Mas além disso, algumas dicas a mais podem ajudar quando os pequenos oferecem resistência a certos tipos de alimentos. Conheça 7 passos que vão te ajudar a incentivar a alimentação saudável entre as crianças:

 

 

  • Promova a participação: Convide seu filho para ir ao supermercado ou ajudar a preparar a refeição. O contato com os alimentos facilita a adesão dos novos ingredientes.
  • Ofereça: Apenas peça que experimentem o prato. Não crie estresse se a criança aceitar ou recusar novos alimentos.
  • Escolha um novo alimento parecido: Se ele gosta de brócolis, experimente oferecer couve-flor. Assim fica mais fácil a adaptação.
  • Não desista: Mesmo que o alimento seja rejeitado mais de uma vez, apresente o alimento por até 10 vezes e em diferentes formas, aparecendo no cardápio com regularidade.
  • Use a criatividade: Que tal formar uma carinha com rodelas de cenoura e fatias de tomate? A apresentação do prato influencia bastante na aceitação.
  • Esqueça a recompensa: “Se comer a salada, irá ganhar sobremesa”. Apesar de ser comum, esse tipo de frase não deve ser estimulada para que a criança não relacione os alimentos saudáveis como algo negativo que precisa ser recompensado.
  • Não substitua: Nada de oferecer outra opção de prato para a criança. Assim ela não irá se esforçar para experimentar, pois sabe que haverá outra opção.

 

 


Deixe uma resposta

Compartilhe: