ferias

10/11/2016

Como planejar? Mães e pais que trabalham e crianças de férias

Férias das crianças. Uma frase que muitas vezes desespera algumas mães e pais que trabalham fora. As crianças quando estão de férias ficam com o dobro de energia e o que elas mais querem é brincar. Mas com quem deixar a criança? Quais atividades fazer com ela? Em qual momento consigo fazer isso? São algumas das dúvidas que surgem.

Por isso, aposte nessas dicas que vão ajudar você a passar um tempo de qualidade em família:

  • Agenda: antecipe o máximo de coisas que puder nas semanas anteriores às férias. Aditante questões do trabalho, tarefas da casa, pendências de banco e etc. Assim não terá coisas urgentes para fazer no período de férias de seu filho (a).
  • Negociar no trabalho: Não é pedir folga não, mas sim negociar seus horários. A menos que você trabalhe em um lugar que não tolere esse tipo de coisa, vale a pena conversar com o chefe para que você faça um horário de trabalho flexível e que se encaixe um pouco melhor com as atividades de seu filho (a).
  • Divida o tempo: Caso você não seja uma mãe ou pai solteiro, procure dividir o tempo do seu filho com a pessoa que é sua parceira. Assim a criança fica menos tempo sozinha e vocês podem aproveitar melhor as férias dela, sem comprometer seu emprego.
  • Democratize: Insira a criança nas decisões sobre os passeios, isso a faz sentir mais inclusa e pertencente àquele espaço.
  • Tranquilidade também é bom: Tire um tempo para ficarem de bobeira, apesar das férias serem o momento da crianças brincar, também é bom lembrar que ela precisa descansar. Nem todos os momentos devem ser de hiperatividade, é bom aproveitar a companhia na serenidade.
  • Outros pais e mães: Conversem entre si para que façam um rodízio. Assim os pais e mães que estiverem livre conseguem ficar com as crianças, enquanto os outros trabalham e vice-versa.
  • Cronograma: Faça um cronograma das atividades, dos tempos livres e etc. Isso ajuda na organização e faz com que a criança não ache que está sozinha.

Gostou das dicas? Espalhe para os pais e mães que são seus amigos e ajude-os também!


Deixe uma resposta

Compartilhe: