pitaya

27/10/2016

Conheça a Pitaya: uma fruta saborosa e aliada da saúde

 

Você já ouviu falar da Pitaya? O nome pode não ser muito popular, mas a fruta carrega inúmeros benefícios para a saúde. Também conhecida como fruta do dragão, por causa da casca irregular e dos gomos escamosos, a Pitaya tem um leve sabor adocicado, que lembra muito o kiwi. Com ação termogênica e apenas 50 calorias em cada 100 g, a fruta é ótima aliada do emagrecimento.

 

Como se não bastasse ser pouco calórica, a Pitaya ainda traz a sensação de saciedade por mais tempo já que contém glucagon, uma substância que absorve o açúcar do organismo e o transforma em energia. Dessa forma, o cérebro entende que o corpo está alimentado, atrasando o alerta da fome. Além disso, a Pitaya inibe o apetite e a vontade súbita de doces.

 

Função na dieta

 

Por carregar boas doses de oligossacarídeos um açúcar não digerível – o pâncreas é poupado de produzir grandes quantidades de insulina, o que colabora para a prevenção do diabetes tipo 2 (por causa da redução da glicose no sangue). Ainda, os benefícios da Pitaya incluem a prevenção do câncer de cólon e de infecções bacterianas. As sementes da fruta contêm 50% de ácidos graxos essenciais (ômegas 3 e 6), um tipo de gordura boa capaz de evitar doenças cardiovasculares.

 

E os benefícios não param por aí. De acordo com pesquisadores da Universidade de Chubu, no Japão, a Pitaya ajuda a inibir a obesidade graças à antocianina – antioxidante que ainda afasta problemas cardíacos. O resultado do estudo constatou que a substância seca as células de gordura e, de quebra, ainda ativa o metabolismo.

 

Como consumir

 

A fruta deve ser escolhida com alguns cuidados. As Pitayas com coloração acentuada e casca sem lesões são as melhores. Não descasque se não for consumir na hora. Depois de aberta, consuma em, no máximo, dois dias. A polpa fresca ou congelada pode ser utilizada no preparo de geleias, sorvetes, iogurtes, compotas, tortas, doces e sucos. Quer sobremesa melhor?


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