menina sorridente toma suco de laranja, várias laranjas estão a frente

07/07/2020

Dicas de suplementos para fortalecer a imunidade

O sistema imunológico é composto por células e mecanismos de defesa que visam proteger nosso corpo, atacando qualquer organismo estranho a ele e que seja caracterizado como nocivo. Bactérias, fungos, protozoários, helmintos e vírus podem ser um desses agentes combatidos.

Em tempos de pandemia, como a do novo coronavírus, é muito importante ter uma imunidade forte. Também é essencial lembrarmos que ainda não existe uma cura para essa doença, nem um tratamento oficial. A principal prevenção até aqui é o uso de máscaras e o distanciamento de aglomerações!

“Mas como sei que minha imunidade está baixa?”

Cansaço excessivo, unhas fracas, queda de cabelo, estresse, depressão, infecções e outras doenças que demoram semanas para serem curadas, febre ou calafrios frequentes são alguns sintomas de que seu organismo não está muito bem.

Uma pessoa com um bom sistema imunológico, pode se recuperar melhor e mais rápido de eventuais complicações de saúde. Por essa razão, é imprescindível fortalecer a imunidade. E você pode contar com uma boa alimentação para favorecer o seu corpo e deixá-lo ainda mais saudável.

Abaixo listamos alguns suplementos que auxiliam nessas condições. Confira!

Vitamina C

A vitamina C é antioxidante, ou seja, ela tem a função de neutralizar os radicais livres formados no organismo, que atrapalham o seu funcionamento e causam diversos problemas. Laranja, morango, acerola e limão são algumas frutas com vitamina C.

Vitamina D

A falta de vitamina D tem relação a várias doenças, como as autoimunes, diabetes e osteoporose. Ela também atua como um hormônio multifuncional, sendo importante ao sistema imunológico, na absorção de cálcio e no equilíbrio do açúcar no sangue.

Nosso corpo pode produzir esse nutriente através da exposição solar. 15 minutos diários, entre 10h e 14h, já são suficientes. Também é possível encontrar em peixes, como sardinha e atum, e queijos.

Alguns estudos indicam que essa vitamina pode auxiliar na prevenção da Covid-19.

Cálcio

Junto com a vitamina D, o cálcio é um grande aliado para melhorar o sistema imunológico, a formação e manutenção óssea, e regular os impulsos nervosos. Esse mineral é encontrado no leite, queijo, folhas escuras, iogurte natural e grão de bico.

Zinco

O zinco também possui ação antioxidante e contribui para o funcionamento adequado do sistema imunológico. Pode ser absorvido através da gema do ovo, castanhas, amendoim, leite integral e carne vermelha.

Própolis

O própolis é produzido pelas abelhas e rico em aminoácidos, vitaminas e bioflavonóides. Essa substância age como anti-inflamatório, antioxidante, antibacteriano, antifúngico e cicatrizante.

Fique atento a alguns hábitos prejudiciais à saúde e que acabam baixando a imunidade, como o sedentarismo, tabagismo e o consumo excessivo de álcool. Boas noites de sono, exercícios e a ingestão de água também contribuem para um corpo mais forte e saudável.

Agora que você já tem várias dicas para fortalecer sua imunidade, compartilhe estas informações em suas redes sociais!


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