08/09/2020

Dicas para fortalecer a imunidade

Com mudanças repentinas de temperatura e a constante exposição a doenças, é cada vez mais importante estar com a saúde em dia e garantir a defesa do organismo contra infecções.

Para ter um sistema imunológico forte, algumas atitudes são fundamentais e devem ser empregadas na rotina.

Neste texto, separamos quatro dicas para fortalecer a imunidade, além de explicar melhor seu funcionamento e quais os sintomas que devem receber atenção. Confira!

O que é imunidade?

Segundo o CCM Saúde, a imunidade consiste em vários mecanismos que defendem o organismo contra agentes infecciosos, como vírus, bactérias e fungos.

Existem dois tipos de imunidade: a inata e a adquirida.

  • Imunidade inata: nós já nascemos com esse tipo de imunidade, que atua sempre de maneira igual para evitar doenças. A pele, leucócitos e mucosas são alguns componentes da imunidade inata.
  • Imunidade adquirida: desenvolve-se quando temos contato com algum agente invasor estranho e o corpo reage. A partir dessa ação, o organismo cria uma “memória” e pode combater esse micróbio em específico de forma mais rápida e efetiva, caso ocorra um novo ataque.

Como identificar a imunidade baixa?

A imunidade baixa, também chamada de imunodeficiência, acontece quando o organismo não produz células de defesa suficientes para reagir aos agressores. Dessa forma, ficamos mais expostos às doenças.

Alguns sintomas dessa condição são:

  • infecções constantes, como gripes e resfriados;
  • vômitos, diarreia ou náusea;
  • cansaço, febre ou calafrios excessivos;
  • unhas fracas ou queda de cabelo.

Dicas para fortalecer a imunidade

A principal dica para fortalecer a imunidade é ter uma alimentação saudável, sugestão que já mencionamos em outro texto sobre suplementos que auxiliam o funcionamento do sistema imunológico.

Abaixo, você confere mais dicas: 

1. Durma adequadamente

O sono é fundamental para um corpo saudável. Procure dormir regularmente entre 8 e 10 horas por dia. Você precisa repor as energias gastas e à noite é o melhor momento.

Confira: 5 dicas para dormir bem e ter dias muito melhores

2. Beba água com frequência

O Ministério da Saúde recomenda a ingestão mínima de dois litros de água por dia. Se você tem dificuldade em lembrar dessa necessidade, utilize um despertador com horários específicos para você se hidratar.

Sucos, chás e leite não são indicados para substituir a água, pois são compostos por outros elementos que podem ser prejudiciais à saúde, como o açúcar.

3. Pratique exercícios físicos

Realize, no mínimo, 30 minutos de atividades diárias. Elas ajudam a evitar o estresse, grande inimigo da imunidade, e aumentam a quantidade de anticorpos.

Aproveite o seu tempo e movimente-se: 5 exercícios para praticar em casa!

4. Exponha-se ao sol

Ao expor os braços e pernas na luz solar, o corpo produz a vitamina D, essencial para reforçar o sistema imunológico.

Separe 15 minutos por dia, entre 10h e 14h, tempo suficiente e ideal para garantir o nutriente.

Agora que você já sabe como fortalecer sua imunidade, o que acha de divulgar essas dicas? Compartilhe este texto em suas redes sociais!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe: