24/09/2020

Metabolismo: entenda a influência na perda e no ganho de peso

Para ter uma vida saudável, é necessário conhecermos nosso próprio corpo. Cada indivíduo possui características e condições diferentes que influenciam no funcionamento do organismo.

O metabolismo é a junção de processos químicos e físicos que trabalham para completar as energias e estruturas necessárias a todos nós. Alguns resultados dessas reações podem ser o ganho de energia, a produção de proteínas, ácidos nucleicos, polissacarídeos, entre outros.

Algo bastante comum é ouvirmos as pessoas falarem em metabolismo acelerado e lento.

O primeiro faz com que as calorias sejam queimadas de forma mais rápida, dificultando o ganho de peso, já que a concentração de gordura é menor. Já o metabolismo lento proporciona o acúmulo da energia produzida, porque é menos utilizada, facilitando, assim, o ganho de peso.

“Mas o que influencia a produção dessa energia?”

É o que veremos a seguir, com a Taxa Metabólica Basal (TMB).

Taxa Metabólica Basal

A Taxa Metabólica Basal é a energia necessária para que o organismo consiga realizar suas atividades básicas. Essa é a condição que indica a velocidade do metabolismo e como está relacionado ao ganho ou perda de massa.

São considerados o peso, altura, idade e sexo da pessoa, além de suas atividades realizadas diariamente. A partir de um cálculo, o resultado apresentado mostra o ritmo de gasto calórico, sendo possível compreender o número de calorias recomendadas, tanto para manter, perder ou ganhar peso.

Para descobrir essas informações, o ideal é procurar as orientações de nutricionistas e endocrinologistas. Estes profissionais poderão apontar os melhores procedimentos e garantir sua saúde e bem-estar.

Enquanto isso, lembre-se de manter uma alimentação saudável, fazendo uma boa hidratação diária e praticando exercícios físicos regularmente. Seu corpo agradece!

Gostou deste texto? Compartilhe em suas redes sociais!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe: