14/08/2020

Nanotecnologia: o que é e como funciona nos cosméticos?

Você já ouviu falar sobre a nanotecnologia? Essa palavra é o nome da ciência que utiliza partículas muito pequenas em produtos dos mais variados setores (químico, farmacêutico, alimentício, ambiental, transporte, entre outros).

Uma nanopartícula é aproximadamente mil vezes menor que o diâmetro de um fio de cabelo. Dessa forma, ela chega a ser invisível aos nossos olhos!

comparação do tamanho de uma nanopartícula com o diâmetro de um fio de cabelo
Fonte: Household Innovation

Mesmo tão pequenas, um estudo sobre as nanopartículas, publicado na Tropical Journal of Pharmaceutical Research, afirma que elas podem ser preparadas através de vários materiais (proteínas, polissacarídeos e polímeros sintéticos), mas que isso depende de alguns fatores, como:

  • tamanho das nanopartículas necessárias;
  • propriedades essenciais do medicamento;
  • características da superfície;
  • grau de biodegradabilidade, biocompatibilidade e toxicidade;
  • perfil da liberação do medicamento;
  • capacidade de formar um anticorpo através do produto.

Nanotecnologia nos cosméticos

Como explicamos, a nanotecnologia é utilizada em diferentes áreas, inclusive nos cosméticos. Produtos para o cabelo, unhas, pele e maquiagem se beneficiam da presença dessa inovação para potencializar e garantir melhores resultados aos consumidores.

“Mas como isso é possível?”

Em um produto comum, sem nanotecnologia, os ativos entram em contato com a pele e permanecem na camada superficial.

Com a nanotecnologia, as moléculas dos compostos são encapsuladas, fazendo com que os nutrientes atravessem as camadas mais profundas, possibilitando maior absorção do produto, ação efetiva e prolongada.

Gráfico compara a ação de um cosmético convencional a um cosmético com nanotecnologia (nanocosméticos) nas camadas da pele
Fonte: Revista Versar

Benefícios da nanotecnologia

Os benefícios da nanotecnologia nos cosméticos são:

  • Maior absorção: os nutrientes são absorvidos pela pele, avançando através das camadas e garantindo a eficácia e aproveitamento total do produto.
  • Segurança: substâncias, como óleos e vitaminas, possuem característica oxidativa ao entrar em contato com o ar ou outros elementos. A partir do encapsulamento, os ativos ficam protegidos e conservados.

Dicas de produtos com nanotecnologia

Preocupada com a saúde e bem-estar de todos, além de proporcionar maior qualidade de vida através de seus produtos, os dermocosméticos da Kress contam com nanotecnologia para garantir essas melhores condições e muitos mais.

Hidralip

O Hidralip é um regenerador labial que reúne os benefícios do resveratrol, vitamina A e óleo de romã, para reparar lábios ressecados e rachados. Através destes ativos, que são nanoencapsulados, sua ação proporciona intensa hidratação, nutrição e maciez para além das camadas superficiais da pele.

https://www.instagram.com/p/CCqqsIEJkpF/?utm_source=ig_web_copy_link

Nano Alive

O Nano Alive utiliza os óleos de romã, de bétula doce e vetiver, além do trans-resveratrol, todos em nanocápsulas, garantindo a eficácia e duração do alívio da sensação de queimação e ressecamento da pele, após a exposição solar.

Reposit Nails

O Reposit Nails une os óleos essenciais de capim-limão, melaleuca e cravo, encapsulados em nanopartículas, promovendo a ação dos ativos de forma efetiva, rápida e segura nas unhas. Assim, o produto repara e fortalece unhas e cutículas frágeis, danificadas, quebradiças, esbranquiçadas e com descamação.

O vídeo abaixo apresenta uma explicação sobre a nanotecnologia nos produtos da Kress. Confira!

Agora que você já sabe como funciona a nanotecnologia nos cosméticos, aproveite para conhecer melhor os produtos mencionados e outros no site da Kress.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe: