gravida-988

21/05/2019

Os grandes desafios da gravidez

Vista como um dos momentos mais felizes e bonitos da vida de uma mulher, a maternidade é uma fase cheia de transformações que determinam seu estilo de vida. É muito comum que a notícia da gravidez venha com muitas dúvidas e inseguranças e, por isso, reunimos as principais delas para que você se familiarize ainda mais com essa fase.

O parto. O segredo é: realizar o pré-natal conforme orientação do seu médico e claro, manter hábitos saudáveis. Cuidar com os níveis de estresse pode ajudar.

Algum possível problema com o bebê. Essa insegurança é comum desde o resultado do teste de gravidez. É normal que cada bebê tenha sua própria forma física e personalidade, nascendo ou não com complicações, não existindo a fórmula do “bebê perfeito”. Por isso, é importante manter a calma ao acompanhar cada fase da gestação e seguir a orientação do médico caso seja necessário um tratamento específico.

O corpo. Não tem segredo. Cuidados com a alimentação, prática de exercícios físicos e acompanhamento de profissionais especializados. E sim, o fato de ser mãe já te ajuda a recuperar o corpo de antes. Só com a amamentação a mulher chega a perder até 900 calorias por dia.  

Voltar ao trabalho. Pode ser que exista uma preocupação inicial ao deixar o seu bebê, mas a dica é: procure uma adaptação que permita com que você acompanhe o processo de desenvolvimento dele, participando de atividades e do seu dia-a-dia da melhor forma possível. Estar presente é o importante. Olhar nos olhos, abraçar, cuidar.

A educação. E essa insegurança vai longe. Cada fase da vida da criança existe uma necessidade diferente, assim como da nossa. Entender os limites de cada uma é essencial para saber como agir. As dificuldades existem em todas elas e seu filho precisará da sua ajuda com isso. Com cuidado, você saberá o que estão sentindo, o que te ajudará a lidar com a situação.

O tempo passa rápido demais. Sim, passa mesmo. Sendo presente e acompanhando cada passo do bebê, eles tendem a querer compartilhar cada vez mais suas vivências com você, formando um ciclo. Assim, você aproveita cada momento, não perdendo nada em relação à vida de seu filho.

Se identificou? Está mais tranquila? Não se deixe levar por tantas preocupações. As inseguranças são normais e saber como lidar com elas é mais que importante, é cuidar da sua saúde mental!


Deixe uma resposta

Compartilhe: