19/10/2020

Probióticos: o que são, para que servem e como tomar?

Os probióticos são bactérias benéficas presentes no nosso intestino e que auxiliam em todo o funcionamento do nosso organismo. Eles facilitam a digestão e a absorção de nutrientes, e fortalecem a imunidade.

É na microbiota (ou flora) intestinal, onde existe um grupo de várias bactérias, que os probióticos promovem o aumento das “bactérias do bem” e impedem o desenvolvimento de outros micro-organismos que causam doenças.

Cuidar da flora intestinal é fundamental para nossa saúde, pois é com o auxílio dela que os alimentos são digeridos, as toxinas são eliminadas, o sistema imunológico é estimulado, entre outros processos.

Além da ajuda ao intestino e o fortalecimento das defesas do corpo, o consumo dos probióticos é capaz de fazer bem para pele, podendo diminuir o surgimento de cravos e espinhas, melhorar a absorção de vitaminas e minerais, auxiliar na digestão da lactose, reduzir o colesterol e contribuir para o bom humor.

Com tantos benefícios, você pode se perguntar: “como tomar os probióticos?”. Abaixo você conhece as duas formas principais: através de alimentos e suplementos.

Alimentos probióticos

Iogurte natural: um dos principais e de fácil acesso. Alguns iogurtes com sabor podem ser fontes de bactérias benéficas.

Leite fermentado: também é facilmente encontrado. Contém Lactobacillus, um gênero de bactérias boas.

Kefir: bebida fermentada composta por bactérias e leveduras probióticas. Pode ser produzida em casa com os grãos do próprio kefir, leite comum ou água e açúcar mascavo.

Kombucha: outra bebida fermentada, porém, é produzida através de chás, como o chá preto e o chá branco.

Chucrute: prato tipicamente alemão feito a partir da fermentação das folhas do repolho ou da couve. Também é rico em vitaminas C e K.

Suplementos probióticos

Os probióticos podem ser encontrados como suplementos em cápsulas, comprimidos ou sachês. É importante que você tome estes produtos apenas sob orientação médica, pois o excesso pode promover o efeito inverso do principal benefício que tratamos aqui, que é o equilíbrio da flora intestinal.

Caso for recomendado, o Reflorinte é um dos probióticos encontrados em sachê que contém Bifidobacterium lactis, um micro-organismo presente na microbiota humana.

Ele alivia o intestino preso e a dor abdominal, reduz a inflamação do cólon intestinal, melhora as disfunções de digestão e restaura a flora intestinal.

Vale lembrar que todos podem ingerir os probióticos, seja qual for a idade. Idosos e crianças são grandes beneficiados já que possuem o organismo mais sensível pela idade avançada ou, no caso infantil, por ainda estar em formação.

Apenas quem tiver alguma alergia ou intolerância aos compostos deve dispensar o consumo.

Agora que você sabe o que são os probióticos e suas principais fontes, o que acha de compartilhar essas informações para que mais pessoas conheçam seus diversos benefícios? 😉


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe: