23/11/2020

Teste de porosidade: saiba como fazer e entenda o significado dos resultados

Talvez você já tenha feito algum tratamento capilar que prometia resultados incríveis, mas não funcionou de jeito nenhum. Isso acontece porque os cabelos podem reagir de formas diferentes mesmo com produtos iguais. Entender o que os seus fios precisam é fundamental para acertar no procedimento correto.
Por isso, é tão importante você saber como funciona o teste de porosidade. E é o que vamos falar neste texto!

O que é porosidade capilar?

A porosidade capilar é o que determina a quantidade de água e nutrientes que os fios conseguem absorver. Ela pode ser classificada em baixa, média ou alta. Seja qual for o nível, existe um cuidado específico.
E para descobrir a porosidade do seu cabelo, um teste muito simples pode ajudar!

Teste de porosidade

Você vai precisar de apenas um copo transparente com água e um fio do seu cabelo! É importante que ele não esteja úmido.
Coloque-o no copo e espere entre cinco a sete minutos para ter o resultado.

Boiou? Baixa porosidade.
Ficou no meio? Média porosidade.
Afundou? Alta porosidade.

Agora que você já sabe o nível de porosidade do seu cabelo, fica mais fácil de entender a necessidade dele. A seguir, você confere o que precisa fazer em cada situação.

Cabelo com porosidade baixa

Talvez você esteja pensando que o nível de porosidade baixa seja o melhor. Infelizmente, é ao contrário.
Cabelos menos porosos indicam que as cutículas dos fios estão completamente fechadas, dificultando a absorção de água, produtos ou qualquer tipo de tratamento, o que resulta em menos brilho e pouca resistência.
Neste caso, o melhor é investir em hidratação. A água morna também é ótima para abrir as escamas e garantir a penetração de produtos com aloe vera, pantenol, glicerina e óleo de coco.

Cabelo com porosidade média

Quando os fios estão com porosidade média significa que as cutículas estão mais abertas e os nutrientes conseguem ser absorvidos facilmente, mas elas precisam de reposição de lipídios, ou seja, as gorduras e a oleosidade natural dos fios.
Para isso, é importante realizar a nutrição. Produtos ricos em ceramidas, óleo de argan e manteigas de cacau e de karité são essenciais para este tratamento.
Outro procedimento indicado é a umectação que consiste no uso de óleos vegetais (de coco, de rícino, de eucalipto, azeite de oliva). Ele pode ser feito em qualquer tipo de cabelo, mas é ainda mais comum em quem está passando pela transição capilar, pois confere o fortalecimento e crescimento saudável.

Cabelo com porosidade alta

Alta porosidade no cabelo significa que ele está com as cutículas capilares muito abertas e danificadas. Na aparência, tem um aspecto ressecado, quebradiço e sem elasticidade. Por isso, precisa de reconstrução para repor a massa dos fios.
Os produtos indicados para o tratamento são aqueles com queratina, colágeno e creatina que ajudam na recuperação da fibra capilar.

Com essas informações, é possível montar também o seu cronograma capilar, uma rotina de cuidados específicos para ter fios mais saudáveis e fortes.
Não deixe para depois! Faça o teste de porosidade e descubra o seu resultado!
Aproveite para compartilhar este texto com uma amiga ou amigo e comecem os cuidados juntos!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe: